CANADA DAY

O Canadá é o segundo maior País do mundo, um dos mais ricos, o que tem as maiores reservas de água potável e apresenta um futuro recheado de desafios e esperanças. O primeiro dia de julho é feriado nacional, celebrado em todo o País como o dia da independência, ganhando cada vez mais significado junto dos autóctones, como dos demais em geral, que vieram abraçar esta terra como sua. Por todo o mundo fala-se muito do fourth july como sendo a data de referência da América do norte, mas o Canadá já conquistou o seu espaço, a sua própria identidade e a força suficiente para comemorar com todo o vigor o seu dia especial – Canada Day.

A independência do Canadá tem contornos históricos curiosos muito diferentes de outras realidades. Geralmente, todos os países conseguiram as suas autonomias e independências através de processos revolucionários, de lutas armadas ou conflitos duradouros. No caso do Canadá a independência foi alcançada através de legislação, pela forma mais pacífica e civicamente elevada que se poderia imaginar. É um orgulho nacional, o segundo maior País do mundo em área (depois da Rússia) desenvolver um processo de independência por esta forma, apesar de ter demorado quase um século.

Hoje o Canadá é uma federação composta por 10 Províncias e três Territórios com fronteiras bem delimitadas e estáveis. Mas tudo começou no século XIX quando se falava muito em colónias britânicas e francesas. Em 1860, algumas dessas colónias no leste do território uniram-se com o objetivo de formarem um governo autónomo. Uma delegação de gente nobre e sábia deslocouse a Londres para negociar esse estatuto. Passados sete anos, precisamente no dia 1 de julho, o Parlamento britânico aceitou e aprovou o Britain North America Act, cujo conceito era unir diversas colónias numa nova nação, jurando lealdade à coroa. O novo território passou a ser designado por Domínio do Canadá.

Depois da primeira guerra mundial o mundo reajustou-se e o Canadá, que sempre viveu ligado ao Parlamento britânico, exigiu, nessa altura, o direito de opinião própria e marcou presença no Tratado de Versailles, que pôs fim ao conflito mundial, embora com o estatuto de parte do Império Britânico. No entanto, a separação total em relação às cortes britânicas só viria a ocorrer em 1982, ano em que o Parlamento canadiano adquiriu plenos poderes, deixando de depender das aprovações de Londres.

A partir de 1982, o dia da independência mudou de nome. De Dominanion Day passou a Canada Day e estabeleceu-se o primeiro de julho por ter sido o dia em que no ano de 1867, o Parlamento britânico aceitou o conceito de unir diversas colónias. Hoje o Canadá é um País biligue (inglês e francês são línguas oficiais), uma democracia parlamentar num regime de Monarquia Constitucional. Devido à lealdade prometida em 1860, a Rainha de Inglaterra continua a ser a Chefe do Estado.

A Direção