CANADÁ COMPRA 16 NOVOS AVIÕES DE BUSCA E SALVAMENTO DA AIRBUS POR 2,3 MIL MILHÕES DE DÓLARES

THE CANADIAN PRESS/Justin Tang
THE CANADIAN PRESS/Justin Tang
THE CANADIAN PRESS/Justin Tang
THE CANADIAN PRESS/Justin Tang

O governo federal diz que o Canadá vai gastar 2,3 mil milhões de dólares para substituir os antigos aviões de busca e resgate dos militares com 16 novos aviões da gigante aeroespacial europeia Airbus.
O Airbus C-295 substituirá os atuais aviões da Força Aérea, anunciou a ministra de Compras Públicas, Judy Foote, na Base das Forças Canadianas Trenton, uma das quatro bases onde a nova aeronave ficará localizada.
A Airbus levou a melhor sobre a empresa italiana Leonardo e a brasileira Embraer para conseguir o contrato.
O anúncio, que inclui uma opção para um contrato de manutenção de 20 anos que aumentará o preço da fatura para 4,7 mil milhões de dólares, há muito que era esperado.
O esforço para substituir os aviões Buffalo e os modelos mais antigos do Hercules, alguns dos quais continuam a voar desde a década de 1960, esteve atolado em controvérsias e atrasos por mais de uma década.
O projeto foi lançado pela primeira vez em 2002, mas rapidamente “saiu dos eixos” depois que os militares foram acusados de manipular os seus requisitos para um novo avião de busca e salvamento para favorecer um projeto.
Os militares negaram as acusações, mas o governo, ainda assim, tirou o projeto das mãos da Defesa Nacional e estabeleceu numerosos controles e contrapesos que só agora produziram um vencedor.
O primeiro C-295 será entregue em 2019, com o último a chegar em 2022.
Fonte: Canadian Press