
O Canadá anunciou a criação de um novo comando militar centralizado com o objetivo de melhorar a coordenação, a prontidão e a rapidez com que as Forças Armadas Canadianas (CAF) podem responder às ameaças globais em evolução.
O Comando Conjunto das Forças Canadianas foi apresentado pelo ministro da Defesa Nacional, David McGuinty, a 25 de novembro de 2025, sendo lançado oficialmente este mês.
O novo comando visa reunir pessoas, sistemas e conhecimentos especializados de todas as Forças Armadas Canadianas para construir e gerir as capacidades conjuntas necessárias para proteger o Canadá e contribuir de forma significativa para os seus aliados e parceiros.
O novo comando foi inspirado em estruturas semelhantes de países aliados, como a Austrália e o Reino Unido, e vai supervisionar a logística, os serviços de saúde, a sustentabilidade operacional e o desenvolvimento das forças conjuntas.
Para a equipa de comando inaugural foram nomeados o tenente-general Darcy Molstad e o suboficial Donovan Crawford.
A medida surge num momento em que os aliados da NATO, incluindo o Canadá, se comprometeram a reforçar a prontidão de defesa e a aumentar as despesas militares essenciais.
