Canadá cancela imposto digital para retomar negociações com Trump

Foto: City News

O Canadá revogou o seu imposto sobre serviços digitais com o intuito de fazer avançar as negociações comerciais com os Estados Unidos da América (EUA). A rescisão foi avançada pelo Ministério das Finanças do Canadá em comunicado, a 29 de junho.

O comunicado foi emitido após um telefonema entre o primeiro-ministro Mark Carney e o Presidente dos EUA, Donald Trump, poucas horas antes do primeiro pagamento do imposto para grandes empresas de tecnologia como Amazon e Google.

Donald Trump tinha afirmado, a 27 de junho, que iria encerrar as negociações comerciais com o Canadá caso o imposto não fosse eliminado.

Os líderes do Canadá e dos EUA concordaram que as suas equipas vão retomar as negociações com vista a chegar a um acordo até 21 de julho de 2025, segundo a declaração.

O imposto sobre os serviços digitais teria exigido que empresas tecnológicas como a Meta, Amazon, Google, Airbnb e Uber pagassem um imposto sobre as receitas obtidas com o envolvimento de utilizadores online no Canadá.

O imposto foi prometido pela primeira vez pelos liberais em 2019, incluído na declaração económica de outono um ano mais tarde, mas só se tornou lei em 2024.

O primeiro pagamento, datado de 30 de junho, deveria ser retroativo a três anos, com valor estimado em cerca de 2 mil milhões de dólares. O responsável pelo orçamento do Parlamento estimou anteriormente que o Canadá arrecadaria cerca de 7,2 mil milhões de dólares com o imposto ao longo de cinco anos.