
O Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) divulgou detalhes sobre o Plano de Níveis de Imigração 2025-2027.
Nele, estão incluídas as metas e ainda os intervalos para residentes permanentes nas categorias de imigração Económica, Familiar, Refugiados e Pessoas Protegidas, Humanitária e Compassiva e Outra. Também inclui, objetivos de residência temporária para estudantes internacionais e trabalhadores estrangeiros temporários, constituindo uma nova abordagem holística à gestão da migração.
Nos últimos anos, para recuperação da época da pandemia, o Canadá acolheu recém-chegados para apoiar a economia e responder às necessidades do mercado de trabalho. Mas a necessidade de alinhar melhor os níveis de imigração de residentes temporários e permanentes com a capacidade da comunidade exigiu mudanças-
Para garantir um sistema de migração bem gerido, o Governo reduziu a percentagem de residentes temporários para 5% da população total até ao final de 2026 .
Para atingir este objetivo foi definido um limite máximo de admissão para a maioria dos pedidos de autorização de estudo e uma alteração do requisito do custo de vida para os estudantes, alterações de elegibilidade para as autorizações de trabalho de pós-graduação e para as autorizações de trabalho emitidas para os cônjuges de estudantes internacionais e trabalhadores estrangeiros ao abrigo do Programa de Mobilidade Internacional (IMP) e do Programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários (TFW).
Com estas reduções, os objetivos para as novas chegadas de residentes temporários, com autorizações de trabalho ou de estudo, estão fixados em 673.650 em 2025, 516.600 em 2026 e 543.600 em 2027.
O objetivo em 2025 para os estudantes internacionais reflete o limite máximo de autorizações de estudo anunciado anteriormente e representa 45% do total de novas chegadas de residentes temporários.
Em 2026 e 2027, os estudantes internacionais constituem a maioria das chegadas de residentes temporários, com 59% e 56%, respetivamente , enquanto as restantes chegadas serão atribuídas a trabalhadores temporários ao abrigo do programa IMP e do programa TFW.
O plano prevê ainda uma diminuição do número total de admissões de residentes permanentes para 395 mil em 2025, 380 mil em 2026 e 365 mil em 2027.
Contempla também que é dada ênfase à garantia de que as admissões entre 2025 e 2027 se destinam a facilitar a transição para a residência permanente das pessoas que já se encontram no Canadá como estudantes e trabalhadores, no âmbito da “prioridade no Canadá”.
