

(Sean Kilpatrick / THE CANADIAN PRESS)
O mercado de trabalho canadiano ficou reforçado em 22.800 empregos líquidos no mês passado, graças a um grande ganho no trabalho a tempo parcial, disse a Statistics Canada na sexta-feira.
O mais recente levantamento da agência federal constatou que as posições na categoria mais desejável de emprego a tempo inteiro, na verdade, caiu em dezembro (6.400). A economia adicionou 29.200 postos de trabalho a tempo parcial no mês passado.
A taxa de desemprego nacional para dezembro permaneceu inalterada em 7,1 por cento.
Um consenso de economistas previram que a economia iria adicionar 10.000 posições no mês passado e que a taxa de desemprego iria ficar em 7,1 por cento, segundo a Thomson Reuters.
Por região, o relatório aponta que a taxa de desemprego do Ontário caiu para 6,7 por cento (de 6,9 por cento), uma vez que adicionou 34.900 posições líquidas em dezembro, incluindo aumentos de 26.600 postos de trabalho no setor de serviços e 8.200 na produção de bens. Dos novos postos de trabalho criados no mês passado, no Ontário, 42.200 deles foram trabalho em tempo integral.
O aumento de dezembro segue-se a uma queda de 35.700 postos de trabalho em novembro, uma queda em grande parte causada pelo aumento do mês anterior no trabalho temporário provavelmente gerado pela eleição federal.
O relatório divulgado na sexta-feira também continha uma avaliação de fim de ano que indicava que o emprego nacional aumentou 0,9 por cento em 2015, com a força de trabalho a aumentar acima de 158.000 empregos líquidos.
A taxa de crescimento do emprego em 2015 foi ligeiramente mais forte do que em 2014 e 2013, quando o número total de empregos cresceu apenas 0,7 por cento em cada um desses anos.
O emprego na Colúmbia Britânica cresceu 2,3 por cento no ano passado – a taxa mais alta de qualquer província – ao acrescentar 52.000 postos de trabalho.
Na sexta-feira, a Statistics Canada também divulgou números relativos às licenças de construção.
A agência disse que os municípios emitiram licenças de construção em novembro, no valor de 6.2 mil milhões de dólares, uma queda de 19,6 por cento em relação a outubro.
O valor das licenças de construção residencial totalizou 4 mil milhões de dólares em novembro, uma queda de 17,8 por cento em relação ao mês anterior. Enquanto isso, as licenças para edifícios não-residenciais em novembro foi de 2.2 mil milhões de dólares, 22,7 por cento menos do que em outubro.
Fonte: Canadian Press