CANADÁ ACOLHE OFICIALMENTE PRIMEIROS 10.000 REFUGIADOS SÍRIOS

ministro imigraçãoNuma altura em que o Canadá acolhe os seus primeiros 10.000 refugiados sírios, o ministro da imigração disse na quarta-feira que o governo está a trabalhar para trazer mais alguns milhares e integrar aqueles que já chegaram.
O Partido Liberal prometeu trazer dezenas de milhares de refugiados para o Canadá durante a sua campanha eleitoral federal de outono, mas sucessivos atrasos resultaram em vários prazos não cumpridos.
Originalmente, o governo comprometeu-se a trazer 25.000 refugiados até ao final de 2015.
Esse objetivo foi posteriormente ajustado para 10.000 refugiados até ao final do ano. Com o aproximar desse prazo, o governo voltou a adiar a promessa, citando problemas com más condições atmosféricas para voo, bem como outras circunstâncias.
Em 1 de janeiro de 2016, a Canadian Press informou que 6.064 refugiados chegaram sob o compromisso Liberal, além dos 1.263 que tinham sido recebidos durante o tempo do governo Conservador anterior.
Duas semanas depois, na quarta-feira, o governo anunciou que havia chegado a “um marco significativo” no processo.
“O Canadá recebeu agora mais de 10.000 refugiados sírios no nosso país”, informou um comunicado do governo.
Em comunicado à imprensa, o ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania John McCallum elogiou os muitos canadianos que ajudaram a trazer os refugiados.
Desde que chegou ao poder, o governo Liberal tem trabalhado estreitamente com as Nações Unidas para ajudar a trazer e fixar os refugiados no país.
Patrocinadores privados, organizações religiosas, grupos culturais e outros cidadãos canadianos comuns também entraram no processo.
Logo que os refugiados chegam ao Canadá, o programa de reinstalação é focado na “integração cultural”, sublinharam McCallum e a ministra da Saúde Jane Philpott na quarta-feira.

Fonte: CTV News
Com arquivos da Canadian Press