Camionistas EUA-Canadá: Governo federal recusa comprovativo de vacinas

Foto: J. O'riordan/Twitter
Foto: J. O'riordan/Twitter

O Governo federal do Canadá está a recuar na decisão de exigir o certificado de vacinas contra a Covid-19 para camionistas. A regra sanitária para os trabalhadores transfronteiriços iria começar no próximo sábado.

O Canadá voltou atrás e não vai mais exigir o comprovativo de vacinação para os camionistas canadianos que entrarem no país, vindos dos Estados Unidos. A regra começaria já no sábado 15 de janeiro. Na última quarta-feira, a Agência Canadiana de Serviços de Fronteiras recusou. Assim, os camionistas não vacinados ou apenas parcialmente vacinados vão poder atravessar a fronteira, sem a exigência dos testes antes da chegada, no momento e depois da chegada ao país, além das regras para a estipulação de quarentena.

A decisão teria sido tomada para manter um fluxo constante nas cadeias de abastecimento do Canadá.

O Governo federal também sofria pressão da indústria e dos sindicatos de camionistas do país, desde que anunciou que passaria a exigir o comprovativo a 19 de novembro. A Aliança de Camionistas Canadianos reuniu-se com as autoridades do país na última quarta-feira, segundo um comunicado.

O objetivo era “garantir que o processo de passagem de fronteira permaneça o mais contínuo possível”.

As exceções decididas pela agência de fronteira do Canadá valem apenas para os camionistas do país.