Calor extremo e fumos dos incêndios florestais geram alertas no Canadá

Foto: Facebook Brian Henrigar

Várias regiões do Canadá estão sob alertas especiais de qualidade do ar devido ao fumo dos incêndios florestais. Em alguns locais, a população enfrenta também calor e humidade intensos.

Grande parte do Canadá Central, Manitoba e Saskatchewan estavam sob aviso ou declaração especial de qualidade do ar no dia 14 de julho devido ao fumo dos incêndios florestais nas Pradarias e no norte de Ontário.

Face à gravidade da situação, o primeiro-ministro Mark Carney convocou uma reunião para 15 de julho com o Grupo de Resposta a Incidentes para debater a situação atual dos incêndios florestais em todo o país.

Em Manitoba, mais de seis mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas. As comunidades de Lynn Lake e Snow Lake ordenaram que os residentes saíssem de casa pela segunda vez em apenas algumas semanas.

Em Saskatchewan, os incêndios obrigaram à deslocação de cerca de mil residentes em várias comunidades.

Entretanto, em Toronto, um aviso de qualidade do ar em vigor foi substituído por um aviso de calor. Foram ainda emitidos avisos de calor a norte do Lago Huron, bem como em partes de Newfoundland, Nova Scotia e New Brunswick.