Cães terapeutas: Animais acalmam crianças com medo da vacina da covid-19

Foto: John Price/Unsplash
Foto: John Price/Unsplash

Várias autoridades de saúde provinciais estão a recorrer a cães terapeutas para tornar a vacinação da Covid-19 entre crianças menos dolorosa. De acordo com os especialistas, os cães têm efeitos calmantes e ajudam os mais pequenos durante o processo.

Não é novidade que os cães ajudam a acalmar as pessoas e, no Canadá, esse aspeto está a ser explorado no âmbito da vacinação contra a Covid-19. Pelo menos três províncias têm recrutado cães terapeutas para ajudar crianças nervosas com a administração das vacinas, agora que a inoculação da faixa etária dos 5 aos 11 anos começou.

No Quebec, há terapeutas de animais que admitem agora levar os cães para as escolas, à medida que a vacinação infantil avança. Em Saskatoon, cães terapeutas também estão a ser recrutados para ajudarem as crianças a ficarem mais calmas.

Em alguns centros de vacinação em Saskatchewan, Quebec e British Columbia (B.C.), adultos e crianças com medo de agulhas têm recorrido a cães terapeutas nos últimos meses, com o objetivo de reduzirem a ansiedade da vacinação.

Os terapeutas de animais contam que os cães ajudam as crianças a distraírem-se das vacinas. Há relatos de crianças que pararam de chorar apenas pela possibilidade de fazerem uma festa aos animais. Estes peritos dão conta do efeito profundamente calmante que os animais produzem nas pessoas. Os cães já foram mesmo capazes de prevenir que canadianos com medo de agulhas desmaiassem antes de serem vacinados.

Por essa razão, os cães têm acompanhado as pessoas no momento da vacinação, mas também enquanto esperam pela sua vez na fila.