
Praia, 14 jul 2025 (Lusa) — O Governo cabo-verdiano vai receber 18,5 milhões de euros da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA, sigla em inglês), organismo do Banco Mundial, para reforçar o Projeto Digital Cabo Verde, segundo o acordo hoje publicado.
O projeto “visa fortalecer a base digital do país e ampliar o acesso a serviços digitais de qualidade” e o acordo de financiamento adicional com a IDA, celebrado em maio, vai suportar “atividades estratégicas alinhadas com os objetivos do projeto”, lê-se no Boletim Oficial de hoje.
Entre elas estão o reforço do ambiente legal e regulatório, a expansão da conectividade e competências digitais, a modernização dos serviços públicos digitais e o fortalecimento da infraestrutura digital.
O projeto dirigido pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) arrancou em dezembro de 2020 com um apoio de 17 milhões de euros do Banco Mundial e tinha janeiro de 2025 como data final indicativa.
O projeto está alinhado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II) do Governo.
O PEDS II considera a transformação digital como “um eixo fundamental para promover a inovação, a competitividade e a prestação eficiente de serviços públicos”.
LFO // MLL
Lusa/Fim