British Columbia limita programas de imigração

Foto: Facebook WelcomeBC

Após os anúncios e mudanças do Governo federal no setor da imigração canadiana, surgem novas mudanças a nível provincial em British Columbia (B.C.).

A 14 de abril, o Governo provincial de B.C. anunciou mudanças no ‘Programa de Nomeação Provincial de British Columbia’ (BC PNP), um programa de imigração económica que permite a seleção de imigrantes económicos para viver em B.C.

O objetivo é limitar novas candidaturas a trabalhadores da linha da frente do setor da saúde e a empresários e trabalhadores qualificados com elevado impacto económico.

O programa anunciou o encerramento de várias vias de candidatura, uma pausa em alguns sorteios e acrescentou que só serão aceites 1.100 novos pedidos em 2025.

O BC PNP anunciou ainda que as candidaturas ao ‘International Post-Graduate’ (IPG), recebidas entre 1 de setembro de 2024 e 7 de janeiro de 2025, não serão processadas e ficarão em lista de espera. Todos os outros pedidos de IPG recebidos em 2024 e no início de 2025 serão processados em 2025. A província informou também a suspensão de três novas categorias de imigração para estudantes.

Quanto à categoria de imigração da Autoridade de Saúde, esta passa a estar limitada aos trabalhadores da linha da frente do setor da saúde, ao invés de estar aberta a qualquer profissão da área de saúde.

Nos sorteios de educação específicos, passam a ser centrais apenas os candidatos a educadores da primeira infância, excluindo os assistentes de educadores da primeira infância.

No entanto, o programa provincial vai continuar a emitir convites para apresentação de candidaturas (ITAs) ao abrigo da categoria de imigração destinada a empresários.

A província também anunciou uma moratória nos sorteios de ocupações gerais e prioritárias para 2025. O Governo informou que só serão nomeadas 100 pessoas de grande impacto da sua lista de registo, que tem mais de 10 mil candidatos.

O Governo provincial disse que começou 2025 com 5.200 candidaturas em inventário, tendo recebido apenas 4 mil nomeações provinciais. Destas, a província planeia atribuir apenas 2.900 nomeações a alguns dos pedidos que já foram recebidos.