Brent desce 9% para 94 dólares após JD Vance atribuir derrota republicana à guerra no Irão

Lisboa, 04 nov 2026 (Lusa) — O preço do Brent desceu hoje de forma acentuada, chegando a cair 9%, para 94,50 dólares, depois de o vice-presidente dos EUA, JD Vance, ter atribuído a derrota do Partido Republicano nas eleições intercalares à guerra no Irão.

O barril de petróleo West Texas Intermediate (WTI), de referência nos Estados Unidos, desceu 8%, atingindo 88 dólares.

O mercado petrolífero não tinha reagido com grande intensidade ao resultado das eleições nos Estados Unidos e, ao longo do dia, o Brent manteve-se entre os 103 e os 104 dólares, num intervalo semelhante ao dos dias anteriores.

A descida acentuada aconteceu a partir das 16h30. Nesse momento, o vice-presidente norte-americano publicou nas redes sociais uma longa reflexão sobre a derrota republicana nas eleições, na qual admitia que a guerra com o Irão tinha influenciado o resultado eleitoral.

“A guerra é a razão da nossa derrota”, escreveu JD Vance numa mensagem muito longa na rede social X, acrescentando: “Todos sabem porque é que perdemos. Qualquer conversa franca sobre o caminho a seguir tem, a partir de agora, de começar por aí”.

   “Se quiserem argumentar que valeu a pena, que perder o Senado nos próximos seis anos valeu a pena, então façam-no. Argumentem que foi um custo que valeu a pena pagar. Concordem ou discordem, pelo menos isso é honesto”, acrescentou o vice-presidente.

PCT (TAB) // MSF

Lusa/Fim