BPI COM MENOS 28 AGÊNCIAS A PARTIR DE 2ªFEIRA

bpi28 Agências do BPI no continente não vão abrir as portas esta segunda-feira, por terem encerrado definitivamente no final da semana passada, decisão inserida no plano de reestruturação que o banco está a fazer na sua rede.

O BPI tem reduzido balcões e trabalhadores com o objetivo de diminuir os custos operativos e de cumprir metas do plano acordado com a Comissão Europeia, obrigatório depois de ter recebido dinheiro público em 2012 e uma dessas metas passa pela redução do número de balcões em Portugal para 684.

Em março deste ano, de acordo com o relatório de contas do primeiro trimestre, o BPI tinha 696 balcões em Portugal, mas está ainda a reduzir pessoal com vista a ter no máximo 6.000 trabalhadores na operação doméstica.

Metade dos cerca de 250 trabalhadores que o BPI quer que saiam este ano, já abandonou a instituição.

A semana passada, o BPI devolveu a totalidade do dinheiro que o Estado injetou na instituição em junho de 2012 para o recapitalizar, com o reembolso dos 420 milhões de euros que restavam dos 1.500 milhões de euros iniciais, deixando de ter qualquer ajuda do Estado.