Bocce da LiUNA 506: Campeonato chega à trigésima edição com mais de 400 participantes

Correio da Manhã Canadá

O torneio de Boccia da LiUNA 506 já é um dos maiores do país e este ano, chegou à trigésima edição, reunindo mais de 400 participantes, entre iniciantes e veteranos.

Um jogo que requer atenção, estratégia e muita precisão. Assim é a Bocce ou Bocha, desporto tradicional da Itália que ganhou o mundo a partir da imigração italiana. Aqui no Canadá, o torneio de bocce da LiUNA 506 já é um dos maiores do país. Este ano, chegou a sua trigésima edição, reunindo mais de 400 participantes, entre iniciantes e veteranos.

Apesar de toda estratégia, as regras do jogo são bem simples. Dois times competem para arremessar uma bola colorida o mais próximo possível de uma bolinha branca, chamada de “boccino”. Para chegar mais perto, vale empurrar as bolas dos adversários para longe ou até mesmo tirar o próprio “boccino” de perto das bolas do adversário.

Quando há dúvidas de quem está mais próximo do ‘boccino”, entra em cena o árbitro da partida. Munido de uma fita métrica, o árbitro mede qual dos grupos mais se aproximou da bolinha branca e declara o vencedor da rodada.

O ítalo-canadiano Rocco Di Giovanni, pratica a Bocce há quase 70 anos. Rocco chegou ao Canadá na década de 60 mas nunca deixou de praticar o seu desporto favorito da infância.

Mas o torneio não foi só de veteranos, havia muita gente jovem que tinha acabado de descobrir o desporto.

Apesar do ambiente competitivo, o mais importante do dia era divertir-se ao lado dos amigos.

O sucesso do torneio não se limitou apenas à quadra; os valores arrecadados foram destinados a duas instituições de caridade. A Down Syndrome Association de Toronto e a Luso-Canadian Charitable Society. Quase 250 mil dólares foram doados às instituições.

Além dos prémios aos vencedores, os jogadores participaram de sorteios de televisores, bicicletas e churrasqueiras.

O Business Manager da LiUNA 506, Carmen Principato, comemorou o sucesso do torneio.

O tesoureiro do sindicato, o luso-canadiano Tony do Vale, agradeceu a participação de todos.

O presidente da LiUNA 506, Roly Bernadini, comemorou o sucesso do evento e prometeu uma expansão do torneio para o ano que vem.