BNEF: Canadá responsável pela venda de 1,5% de carros elétricos

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As vendas de veículos elétricos no Canadá cresceram mais de um terço no primeiro semestre deste ano, mas não estão a acompanhar o ritmo do resto do mundo. Segundo o relatório de uma empresa de investigação, apresentado durante a cimeira do clima no Egito, o Canadá foi responsável por cerca de 1,5% de todas as vendas globais de veículos. O país está distante do vizinho, Estados Unidos, responsável por 11% das vendas. A China está na liderança, segundo a investigação.

Um relatório sobre as vendas globais de veículos elétricos, divulgado pela empresa de investigação BloombergNEF, durante a cimeira sobre o clima das Nações Unidas, no Egito, revelou que os veículos de passageiros elétricos a bateria e híbridos representaram quase um em cada oito veículos vendidos em todo o mundo entre janeiro e junho.

No mesmo período do ano passado, apenas um em cada onze veículos vendidos no mundo era elétrico.

As vendas totais entre janeiro e junho foram de 4,3 milhões, num aumento de 70% em relação a 2021. A BloombergNEF diz que a este ritmo vai ser possível atingir o marco de 10,6 milhões de veículos vendidos até ao final de dezembro, 61% a mais do que em 2021.

No mesmo período, 56% das vendas foram feitas na China, 28% na Europa e 11% nos Estados Unidos.

O Canadá foi responsável por cerca de 1,5% de todas as vendas globais de veículos, bem distante das metas pretendidas.

O Governo do Canadá quer que 60% de todos os veículos novos sejam elétricos até 2030 e 100% até 2035.

Segundo a Statistics Canada, entre 14 veículos registados no país, apenas um era elétrico, no primeiro semestre deste ano. Verifica-se, no entanto, um aumento face a 2021, em que em 20 veículos registados, apenas um era elétrico.

A venda de veículos elétricos atingiu um recorde em seis meses no Canadá. Quase 56 mil veículos foram vendidos este ano, num aumento de 35% em comparação com o ano passado.