BLACKBERRY MEXE NA ESTRUTURA EXECUTIVA

Foto de arquivo: (The Canadian Press / Geoff Robins)
Foto de arquivo: (The Canadian Press / Geoff Robins)
Foto de arquivo: (The Canadian Press / Geoff Robins)

Os gabinetes executivos da BlackBerry Ltd., estão a passar por grandes mudanças, com a fabricante de smartphones a anunciar, na segunda-feira, que o chefe de operações (COO) Kristian Tear e o diretor de marketing, Frank Boulben, vão deixar a empresa.
Ambos juntaram-se à BlackBerry, em meados de 2012, no momento do lançamento dos novos smartphones, que foram um fiasco nas vendas.
A porta-voz da BlackBerry, Rebecca Freiburger, confirmou que ambos os cargos executivos não serão preenchidos.
Além disso, o diretor financeiro Brian Bidulka será substituído por James Yersh, que está na empresa desde 2008, e o membro do Conselho, Roger Martin, demitiu-se.
As mudanças vêm numa altura em que a BlackBerry reformula as suas operações, num esforço para reduzir os custos, no meio de profundas perdas financeiras.
Desde o lançamento dos telefones, no início deste ano, a BlackBerry tem visto os seus resultados financeiros baixar, e no segundo trimestre registou uma perda de $965 milhões, principalmente devido às fracas vendas do seu BlackBerry Z10.
A empresa, com sede em Waterloo, Ontário, está a reduzir as despesas, para evitar o declínio. Esta anunciou as intenções de demitir 40 por cento dos seus funcionários, isto é, cerca de 4.500 funcionários, e fazer alterações na sua estrutura executiva.
A BlackBerry vai apresentar os seus resultados financeiros, do terceiro trimestre, a 20 de dezembro, quando se espera que John Chen, CEO interino, possa revelar mais detalhes sobre os seus planos para reformular a empresa. As ações da empresa estavam ontem a valer $6,61.