BES: MEDIADOR DO GOVERNO DIZ QUE SOLUÇÃO SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE LESADOS ABDICARAM DE 199ME

LusaLisboa, 19 dez (Lusa) — O mediador do Governo na solução para os lesados do BES disse hoje que demorarão meses até o mecanismo que os compensará ser executado e enalteceu o papel destes investidores nas negociações, que aceitaram abdicar de 199 milhões de euros.

“Este é um resultado único. Os lesados disponibilizaram-se a abdicar de grande parte do que reclamam. Os créditos ascendem a 485 milhões de euros [incluindo juros] e estão dispostos a receber 286 milhões de euros”, disse o advogado Diogo Lacerda Machado, na apresentação pública hoje, em Lisboa, do mecanismo que permitirá minorar as perdas dos cerca de 4.000 clientes do BES que compraram papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES), que foi à falência e cujo reembolso nunca receberam.

Lacerda Machado considerou que foi graças a estes clientes compreenderem a “singularidade das circunstâncias” que foi possível chegar a uma solução de consenso. Na apresentação pública não houve direito a perguntas dos jornalistas nem foram apresentados à imprensa os pormenores da solução em causa.