BENFICA – CINCO ÉPOCAS DE PREJUÍZO NA SAD

Luís Filipe Vieira é o presidente da Benfica SAD (Luís Manuel Neves)
Luís Filipe Vieira é o presidente da Benfica SAD
(Luís Manuel Neves)

A Benfica SAD fechou as contas da temporada de 2012/13 comum prejuízo de 10,4 milhões de euros, naquela que é a quinta época consecutiva de resultados negativos. A última vez que a sociedade obteve lucro foi em 2007/08, com 116 mil euros positivos. Desde aí, o prejuízo acumulado é de 83,6 milhões.
Na temporada passada, e de acordo com informação enviada pela SAD à CMVM, as receitas operacionais atingiram os 88,3milhões de euros, uma quebra de 2,8 milhões. No total, os proveitos consolidados foram de 145 milhões de euros (“o valor mais elevado alcançado pela SAD”), fruto dos 51,5 milhões obtidos coma venda de atletas. Os negócios de Witsel (Zenit) e Javi García (Manchester City) são os “principais responsáveis por este nível de proveitos”, adianta o comunicado enviado ao mercado.
A 30 de junho deste ano, o ativo da SAD era de 416,7 milhões de euros, um crescimento de 4,8 milhões de euros relativamente à mesma data da temporada anterior. Contudo, o passivo subiu 14,4 milhões, atingindo os 440,4 milhões de euros.No final do exercício 2012/13, a participação que o Benfica clube tinha na Benfica TV foi “integralmente transmitida” para a SAD, o que “contribuiu para um aumento do ativo e passivo consolidados”, explica o relatório. Em junho, o capital próprio da sociedade era negativo, em mais de 23,8 milhões de euros.