BEM-ESTAR INFANTIL DO CANADÁ ENTRE OS PIORES DOS PAÍSES RICOS

Foto: oliadanilevich/Pexels
Foto: oliadanilevich/Pexels

O Canadá está atrás de outros países ricos no que toca ao bem-estar infantil. Dois novos relatórios dão conta de problemas na infância das crianças canadianas, que estarão a ser particularmente afetadas pela pandemia.

Dois relatórios recém-divulgados afirmam que o Canadá não proporciona uma infância saudável e segura às suas crianças. Um cenário que já era anterior à pandemia. As crianças canadianas estarão por isso a ser mais impactadas pela crise do novo coronavírus.

Novas classificações da UNICEF revelam que as crianças canadianas têm pior saúde física e mental do que os seus pares na maioria dos outros países com níveis de riqueza semelhantes. O relatório mostra que o Canadá ocupa o 30.º lugar entre 38 países no que diz respeito ao bem-estar de crianças e jovens com menos de 18 anos.

Enquanto isso, um relatório do Children First Canada e da Universidade de Calgary diz que as 10 principais ameaças à infância continuam a subir no país. A tendência tem-se verificado na última década e piorou por causa da pandemia. Entre os problemas infantis que se têm vindo a agravar incluem-se doenças mentais, insegurança alimentar, abusos físicos e sexuais e pobreza.

Ambos os relatórios argumentam que todos os níveis de governo precisam de implementar políticas concretas para melhorar as condições de vida das crianças em todo o país.