Bebidas energéticas: Mais de 20 marcas adicionais retiradas do mercado

Mais de 20 marcas de bebidas energéticas adicionais foram retiradas do mercado canadiano, incluindo a Sonic the Hedgehog, a Toxic Rick e a Liquid Rage. O anúncio foi feito esta terça-feira.

A Agência Canadiana de Inspeção Alimentar (Canadian Food Inspection Agency) decidiu retirar mais de 20 marcas de bebidas energéticas adicionais do mercado, esta terça-feira, dia 29 de agosto.

A agência começou a recolher as bebidas em julho porque não cumprem vários requisitos em matéria de teor de cafeína e de rotulagem bilíngue.

A Sonic the Hedgehog, a Toxic Rick e a Liquid Rage estão entre as mais recentes marcas acrescentadas à lista.

Outras bebidas energéticas com cafeína, incluindo a Monster e a Prime, integram avisos de recolha anteriores.

A Agência Canadiana de Inspeção Alimentar diz que as pessoas não devem consumir, servir ou vender as bebidas recolhidas.

Já a Health Canada adverte que níveis elevados de cafeína podem ter efeitos adversos para a saúde, especialmente para crianças, grávidas ou mulheres a amamentar. O alerta também abrange pessoas sensíveis à cafeína ou que fazem exercício enquanto a consomem.

Os efeitos secundários da cafeína podem incluir insónia, irritabilidade, dores de cabeça e nervosismo.

O aviso de recolha diz que não foram registadas doenças provocadas pelas bebidas energéticas.

Uma lista das bebidas energéticas problemáticas encontra-se no website do Governo canadiano dedicado às recolhas e aos alertas de segurança.