BE ADOTA PROPOSTAS DO “MANIFESTO DOS 74” PARA SE “MOSTRAR À ALTURA” DO “CONSENSO”

LusaLisboa, 15 out (Lusa) – O Bloco de Esquerda adotou as propostas do denominado “Manifesto dos 74” sobre a reestruturação da dívida externa portuguesa para se “mostrar à altura” do “consenso” no seu projeto de resolução entregue hoje no Parlamento.

“Contudo, a presente iniciativa legislativa não é sobre as propostas específicas do Bloco de Esquerda, mas sim sobre as propostas do Manifesto que geraram um enorme consenso nacional. O contributo do Bloco de Esquerda é o de se mostrar à altura deste consenso numa matéria que consideramos central no país e cujas propostas podem fazer a diferença”, lê-se no texto.

Os deputados bloquistas vão propor a reestruturação da dívida com as condições defendidas no documento tornado público em março, que mereceu a adesão de ex-ministros como João Cravinho, Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix ou do ex-dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louçã e defendia “o abaixamento significativo da taxa média de juro do ‘stock’ da dívida, a extensão de maturidades da divida para quarenta ou mais anos” e “a reestruturação, pelo menos, de divida acima dos 60% do PIB, tendo na base a divida oficial”.