

Os bancos canadianos continuam a dominar entre as marcas empresariais mais valiosas do país, ocupando quatro dos cinco primeiros lugares na lista mais recente da consultoria de negócios Brand Finance, noticiou a Canadian Press.
A lista deste ano, compilada em parceria com a Globe and Mail’s Report on Business Magazine, classifica o Royal Bank of Canada (RBC) na posição nº 1, pelo segundo ano consecutivo. Esta estima que o maior banco do país tem uma marca avaliada em 12,5 mil milhões de dólares, um pouco acima dos 11 mil milhões de dólares em 2014.
A Brand Finance salienta que este foi o maior aumento no valor da marca, entre todas as empresas canadianas deste ano.
O rival do RBC, o Toronto-Dominion Bank (TD), ficou em segundo lugar com uma avaliação da marca em 11,1 mil milhões de dólares, seguido pelo gigante das telecomunicações Bell, com um valor da marca em 7,6 mil milhões de dólares, o Scotiabank, valendo 7,03 mil milhões de dólares, e o Bank of Montreal com uma avaliação de 6,9 mil milhões de dólares.
Coletivamente, as 100 maiores marcas do Canadá ganharam 4,2 por cento em valor, ano após ano, sendo que a Brand Finance refere que este foi o menor crescimento desde a crise financeira de 2009.
A lista indica que o Canadá tem 45 empresas com um valor da marca de mais de mil milhões de dólares, abaixo de 48 no ano passado.
O setor do retalho viu o maior ganho global no valor da marca, com empresas como a Canadian Tire a valorizar em cinco por cento, o grupo Loblaw Companies Ltd., a ter uma subida de nove por cento, enquanto que o Real Canadian Superstore registou um aumento de 45 por cento.
Por outro lado, a lista observou que algumas companhias canadianas continuam a perder valor da marca, incluindo o retalhista Lululemon, que diminuiu em 26 por cento; a empresa de tecnologia BlackBerry, que caiu 34 por cento, e a empresa de petróleo e gás Penn West Petroleum, que apresentou um decréscimo de 43 por cento.
O top 10 das marcas mais valiosas no Canadá em 2015, segundo a Brand Finance Canada
1. Royal Bank of Canada (12.5 mil milhões de dólares)
2. Toronto-Dominion Bank (11.1 mil milhões de dólares)
3. Bell (7.6 mil milhões de dólares)
4. Scotiabank (7.03 mil milhões de dólares)
5. Bank of Montreal (6.9 mil milhões de dólares)
6. Rogers Communications (4.87 mil milhões de dólares)
7. CIBC (4.86 mil milhões de dólares)
8. Telus (4.8 mil milhões de dólares)
9. Enbridge (4.3 mil milhões de dólares)
10. McCain Foods (3.9 mil milhões de dólares)