Bancos alimentares: procura no Canadá aumentou 20% durante a pandemia

Foto: Aaron Doucett/Unsplash
Foto: Aaron Doucett/Unsplash

A procura por bancos alimentares no Canadá aumentou 20% durante a pandemia. É o que revela um novo relatório do Food Banks Canada. Os preços elevados dos alimentos e da habitação são alguns dos motivos que levam os canadianos a recorrerem a este tipo de ajuda.

Uma nova análise sobre os bancos alimentares do Canadá revela as dificuldades enfrentadas pelos canadianos durante a pandemia.

O relatório ‘HungerCount 2021’ do Food Banks Canada mostra que as visitas aos bancos alimentares aumentaram 20% a nível nacional desde a chegada da Covid-19. Um em cada quatro bancos alimentares registaram mesmo um aumento de 50% na procura.

O CEO interino do Food Banks Canada diz que o Canadá tem uma “escolha fundamental a fazer”: regressar a um ciclo de pobreza pré-pandemia ou construir um país melhor. David Armor explica que no início da crise pandémica os apoios de emergência aliviaram os bancos alimentares, mas nos últimos meses, as visitas começaram a aumentar. A procura duplicou em quase um em cada sete bancos alimentares, garante Armor. No Quebec, Alberta e Ontário, as visitas a estas instituições dispararam.

De acordo com o relatório, foram registadas 1,3 milhões de visitas a bancos alimentares em março de 2021. Trata-se do maior aumento desde a recessão de 2008. Um terço dos que acederam aos bancos alimentares foram crianças e 8,7% idosos. Por outro lado, metade dos que recorreram a essa ajuda receberam, em simultâneo, assistência social ou apoios relacionados com deficiência.

O relatório elenca ainda os principais motivos por detrás das visitas aos bancos alimentares. A primeira razão é o elevado preço dos alimentos, seguido dos baixos subsídios e dos excessivos custos da habitação.