
O Banco do Canadá baixou as suas previsões de crescimento económico para 2016 e 2017 na quarta-feira, mantendo-se firme na sua taxa de juro de referência.
O banco central manteve a sua estimativa de julho para o crescimento económico em 2015, mas voltou a baixar as projeções para os próximos dois anos.
“A economia canadiana está a passar por um complexo conjunto de ajustes”, escreveu o Banco do Canadá no seu último relatório de política monetária, divulgado na quarta-feira.
O banco manteve a sua previsão de julho que a economia – medida pelo produto interno bruto real – vai crescer 1,1 por cento em 2015.
O relatório apresentou uma revisão da projeção de crescimento para 2016 de dois por cento, abaixo de 2,3 por cento, e uma previsão para 2017 de 2,5 por cento, abaixo de 2,6.
Ao explicar a sua decisão de manter a sua taxa (overnight) em 0,5 por cento, o banco destacou que a inflação e a atividade económica desenrolou-se em grande parte como previsto, mesmo com os preços baixos do petróleo a continuar a ter um peso sobre a economia.
Ele disse que a economia do país está a recuperar da recessão técnica que deu início a 2015.
O início fraco para 2015 empurrou a economia para a sua primeira recessão técnica em seis anos, seguindo-se ao declínio de 0,8 por cento no primeiro trimestre e 0,5 por cento no segundo.
O banco espera que o PIB real atinja uma média de cerca de dois por cento ao longo dos últimos dois trimestres de 2015, apesar das dificuldades do setor de recursos naturais cada vez mais importante.
O crescimento no final de 2015, acrescentou o banco, vai se materializar, numa altura em que a economia sacode a maior parte dos efeitos negativos do choque do preço do petróleo.
A economia também será reforçada pelo aumento do consumo das famílias.
O próximo anúncio da taxa do banco está previsto para 2 de dezembro.
Fonte: Canadian Press