BANCO DO CANADÁ DEVERÁ AUMENTAR A SUA PRINCIPAL TAXA DE JURO PELA PRIMEIRA VEZ EM QUASE SETE ANOS

(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)
(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)
(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)
(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)

Espera-se que o Banco do Canadá aumente a sua principal taxa de juros pela primeira vez em quase sete anos na quarta-feira, no seguimento de sinais de que a economia está no bom caminho para recuperar, após o crash nos preços do petróleo.

As taxas de juros baixas ajudaram a alimentar o mercado imobiliário nos últimos anos, incentivando os canadianos a aumentar os níveis de dívida – algo que o banco central notou como um risco significativo para a economia.

As taxas de novas hipotecas de taxa fixa já começaram a aumentar em antecipação ao provável anúncio. Um aumento pelo Banco do Canadá provavelmente levará a que os grandes bancos do país subam as suas taxas preferenciais, uma medida que levará ao aumento do custo de empréstimos, tais como hipotecas de taxa variável e linhas de crédito de capital próprio.

James Laird, cofundador do site de comparação de taxas de juros RateHub, disse que a linguagem cuidadosamente trabalhada que o Banco do Canadá usará na quarta-feira será fundamental na leitura das decisões da taxa futura.

O aumento potencial do custo do empréstimo ocorre numa altura em que há sinais de que o mercado imobiliário, um dos principais fatores económicos nos últimos anos, está a adaptar-se às mudanças governamentais destinadas a arrefecer os setores imobiliários de Toronto e Vancouver.

As vendas e os preços registaram uma queda em Toronto na sequência de novas regras introduzidas pelo governo do Ontário, incluindo um imposto sobre os compradores estrangeiros. As vendas em Vancouver, onde novas medidas, incluindo um imposto similar, foram implementadas no verão passado, também sofreram um impacto nos meses que se seguiram, embora haja sinais de que o mercado pode estar em recuperação.

O Banco do Canadá reduziu as taxas duas vezes em 2015, num esforço para compensar uma queda dramática nos preços do petróleo, trazendo a taxa principal para 0,5 por cento. O governador Stephen Poloz disse que essas medidas parecem ter feito o seu trabalho.

Apesar das amplas expectativas de uma subida de um quarto de ponto – o que seria a primeira, uma vez que a taxa aumentou de 0,75% para 1% em setembro de 2010 – esses pontos de vista não são unânimes.

Além do anúncio da taxa de juro na quarta-feira, o banco central irá divulgar o seu último relatório de política monetária, que incluirá as suas perspetivas atualizadas para a economia.

Fonte: Canadian Press