
O Banco do Canadá sobe a taxa de juro em 25 pontos base, para 4,5%, assinalando que pode fazer uma pausa na política de ajustamento monetário que iniciou no começo de 2022.
O Banco do Canadá deu mais uma subida à sua taxa de juro chave na quarta-feira, 25 de janeiro, mas revelou que este poderia ser o pico para o atual ciclo de aperto.
O banco central aumentou a taxa de juros para 4,5% na primeira decisão de 2023, um aumento de 25 pontos base. Esta é a maior taxa de juro do Banco do Canadá desde 2007.
Este foi também o oitavo aumento consecutivo decidido desde o início de 2022 e já tinha sido antecipado pelos analistas.
“Subimos as taxas rapidamente, e agora é altura de fazer uma pausa e avaliar se a política monetária é suficientemente restritiva para trazer a inflação de volta ao seu objetivo de 2%”, disse o Governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, aos jornalistas após o anúncio.
A próxima reunião de definição de políticas monetárias está prevista para 8 de março.
O Banco do Canadá iniciou uma agressiva política de aumento das taxas de juro no início de 2022 para conter a rápida subida da inflação, que atingiu 8,1% em junho passado.
Em dezembro, a inflação situou-se em 6,3%, ainda longe do objetivo de 2% fixado pelo Banco do Canadá.
A instituição indicou que prevê que a inflação recue “de forma significativa” para 3% em meados deste ano e que fique em 2% somente em 2024.