Com o aproximar da entrada na Etapa 3 do plano de reabertura da província de Ontário, a ministra da Saúde da região, Christine Elliott, revelou numa recente conferência que os detalhes estão em andamento e serão dados com alguma antecedência. A previsão de entrada é para 21 de julho.
A recente entrada antecipada na Etapa 2 do plano de reabertura provincial de Ontário, o penúltimo até à reabertura total da região, gera alguma ansiedade entre os comerciantes e os cidadãos da província. Durante a Etapa 3, prevista para começar a 21 de julho, mais atividades e serviços vão estar disponíveis e vão acelerar a economia de Ontário. No entanto, as novas variantes vêm ameaçar o processo feito até agora.
Segundo a vice-premier e ministra da Saúde da província, Christine Elliott, os detalhes exatos das restrições de saúde pública que vão entrar em vigor na Etapa 3 do plano de reabertura de Ontário estão em andamento. A ministra provincial garante que todas as informações vão ser dadas com antecedência para que as empresas estejam preparadas.
Restrições aos negócios e reuniões devem recuar ainda mais ao final dos 21 dias do período mínimo de entrada, mas os pormenores sobre os limites de capacidade, regras de coberturas faciais e outras medidas pendentes ainda necessitam de ser bem definidas.
Apesar das tendências positivas da pandemia em Ontário, Elliott revelou que o Governo vai manter a espera dos 21 dias entre as Etapas 2 e 3 para evitar o reaparecimento do vírus, agora impulsionado por uma variante mais infecciosa.
As lideranças municipais da província pedem que detalhes mais concretos sejam providenciados com alguma antecedência para que as empresas possam planear as mudanças com eficácia.
Na verdade, a província já ultrapassou a meta de vacinação contra a Covid-19 para entrar na Etapa 3 na quarta-feira, com 78% dos adultos vacinados com uma dose e 49% totalmente vacinados. Além disso, os casos também diminuíram significativamente à medida que o esforço de vacinação de Ontário se expande.
Mas o Governo provincial quer prosseguir com cautela para a última etapa, que permite a reabertura de ginásios, refeições internas e eventos alargados à porta fechada.
De acordo com a página web do Governo de Ontário, na Etapa 3 há a possibilidade de as coberturas faciais não serem sempre exigidas em largos espaços fechados. E serão permitidas grandes reuniões sociais internas e externas, além de eventos públicos organizados, ainda que com capacidade limitada.
O mesmo acontece com serviços religiosos, de culto e cerimónias, que passam a permitir reuniões mais alargadas em ambientes fechados. E vai igualmente ser permitida a reabertura de atrações internas e amenidades culturais, assim como desportos indoors e casinos.
O risco representado pela variante Delta, que é altamente infecciosa, causou o ressurgimento do vírus em nações com uma alta cobertura de vacinas, como é o caso do Reino Unido e de Israel. E algumas zonas de Ontário também não foram exceção.