
Beira, Moçambique, 07 nov 2025 (Lusa) — A Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE) moçambicana encerrou uma fábrica de sumos na província de Sofala, por crime contra a saúde pública, após encontrar grandes quantidades de matérias-primas fora de prazo desde 2022.
“Esses corantes estão expirados e são um grande atentado à saúde pública, é mesmo um crime de saúde pública e por isso que nós decidimos apreender”, disse inspetora-geral da INAE, Shaquila Aboobacar, em declarações hoje aos jornalistas, acrescentando que o caso será encaminhado às autoridades competentes.
A ação naquela unidade, no centro de Moçambique, foi liderada pela inspetora-geral, no âmbito das atividades de monitorização da quadra festiva. Durante a fiscalização, foram apreendidos produtos alimentares com prazos expirados desde 2022, entre eles sulfato de magnésio e corantes de sabores como uva, ananás e manga.
Segundo a responsável, a utilização de matérias-primas vencidas para a produção de bebidas representa um risco elevado, sobretudo para as crianças, que constituem o principal público-alvo dos produtos.
“O facto de estarem a produzir sumos com a validade, com corantes já expirados, é um crime contra a saúde pública e isto até implica mesmo uma pena de prisão”, frisou.
A inspetora-geral explicou ainda que a fábrica apresentava sinais de dissimulação, com armazéns camuflados como escritórios, onde eram guardadas as matérias-primas fora do prazo.
“Pedi para abrirem as portas e fomos verificando que existiam lá estas quantidades de produtos”, disse.
Durante a visita, a equipa de fiscalização da INAE constatou que o armazenamento dos produtos era feito em condições inadequadas, contrariando as normas de higiene e segurança alimentar. Aboobacar revelou que as substâncias apreendidas serão destruídas através de incineração, seguindo critérios específicos devido à sua toxicidade.
Shaquila Aboobacar apelou aos produtores para respeitarem as normas sanitárias e aos consumidores para verificarem as datas de validade dos produtos.
“Nós, como consumidores também devemos estar atentos às datas de validade para nos protegermos”, concluiu.
A INAE é uma instituição pública de âmbito nacional, sob tutela do Ministério da Indústria e Comércio, e tem como missão fiscalizar todos os locais onde se proceda a qualquer atividade industrial, comercial ou de prestação de serviços.
EYMZ // JMC
Lusa/Fim
