

As autoridades locais dizem que estão a ser tomadas todas as medidas necessárias para garantir que as multidões que comemoram o 150º aniversário do Canadá em Toronto, neste fim de semana, estarão em segurança, depois que veio ao conhecimento que o ISIS mencionou especificamente o Canadá como um alvo potencial nos últimos meses.
Este sábado, são esperados milhares de pessoas em várias celebrações em toda a cidade para comemorar os 150 anos do Canadá. Os eventos incluem grandes celebrações na Nathan Phillips Square, Woodbine Beach e dezenas de outros lugares da área metropolitana de Toronto.
Os comentários ocorrem depois que um memorando de segurança nacional obtido pela CTV News na terça-feira observava que o Canadá e os EUA foram explicitamente designados como alvos pelo Estado Islâmico, após o ataque a um concerto de Ariana Grande em Manchester, Inglaterra, em maio.
A ameaça não mencionou especificamente as celebrações do Dia do Canadá ou qualquer cidade específica e as fontes disseram à CTV News que não há conspirações específicas ou credíveis sobre o dia do Canadá de que tenham conhecimento.
Ainda assim, o memorando pediu maior segurança em encontros locais em todo o país.
Falando em Toronto na quarta-feira, o primeiro-ministro Justin Trudeau disse que as pessoas podiam estar confiantes e seguras para sair e comemorar o grande aniversário do Canadá neste fim de semana.
Embora o nível de ameaça não tenha aumentado em antecipação às festividades do Dia do Canadá, os cidadãos comuns são, no entanto, aconselhados a permanecer vigilantes no caso de detetarem algo suspeito.