
A Câmara Municipal de Montreal aprovou recentemente uma proposta para reforçar a unidade de crimes de ódio da SPVM, a polícia do município. O objetivo é trazer mais recursos à unidade de crimes de ódio para melhorar a resposta ao combate desses crimes.
O aumento de crimes de ódio no Canadá tem preocupado as autoridades de Montreal, que juntaram forças para gerar mudanças nessa área do crime. Foi recentemente que a Câmara Municipal de Montreal aprovou uma moção para providenciar mais recursos à unidade de crimes de ódio da SPVM, a polícia municipal.
O objetivo é combater os crimes de ódio com mais eficácia, como garante o diretor do Centro de Pesquisa-Ação em Relações Raciais (CRARR).
O Centro é uma organização sem fins lucrativos de Montreal que impulsiona mudanças na unidade de crimes de ódio municipal, que está atualmente a operar com cinco pessoas: três detetives e dois agentes especializados.
A moção vem pedir um reforço na equipa, com foco em agentes com origens diversificadas e que falem idiomas diferentes. A ideia é também poder melhor chegar a diferentes comunidades.
A moção foi apresentada à autarquia e rejeitada em março, mas foi recentemente aprovada, após várias alterações. O motivo foi a onda de crimes de ódio que se tem verificado na cidade, em especial com a comunidade asiática.
De acordo com os números divulgados pela SPVM em março, os crimes de ódio e incidentes contra pessoas de ascendência asiática aumentaram 5 vezes em 2020.
