AUSÊNCIA DE EQUIPAS DE HÓQUEI CANADIANAS NO PLAYOFF PODERÁ LEVAR MUITOS FÃS A MUDAR DE CANAL

Pela primeira vez desde 1970, nenhuma equipa canadiana vai competir no playoff da Stanley Cup. (Paul Chiasson/Associated Press)
Pela primeira vez desde 1970, nenhuma equipa canadiana vai competir no playoff da Stanley Cup. (Paul Chiasson/Associated Press)
Pela primeira vez desde 1970, nenhuma equipa canadiana vai competir no playoff da Stanley Cup. (Paul Chiasson/Associated Press)
Pela primeira vez desde 1970, nenhuma equipa canadiana vai competir no playoff da Stanley Cup. (Paul Chiasson/Associated Press)

Com nenhuma das sete equipas da NHL do Canadá a conseguir uma vaga nos playoffs para lutar pela Stanley Cup deste ano, 54 por cento dos canadianos que costumam assistir ao hóquei durante o playoff acreditam que irão assistir menos este ano, sugere uma pesquisa online do Angus Reid Institute.
De acordo com a sondagem, 35 por cento dos habituais telespectadores do playoff disseram que esperam assistir menos ao playoff deste ano, e 19 por cento admitiram que não vão sequer acompanhar. Trinta por cento disseram que iriam acompanhar o playoff como fazem habitualmente.
Mesmo entre os inquiridos que se descreveram como fãs dedicados do hóquei, 47 por cento disseram que vão assistir menos ao playoff deste ano, e 12 por cento não pensa sequer assistir a um único jogo.
No entanto, oito por cento dos fãs mais dedicados indicaram que esperam acompanhar ainda mais o playoff, e 33 por cento disseram que os seus hábitos de observação do playoff permanecerão os mesmos.
Lealdade nacional durante os playoffs
Os fãs de hóquei canadianos são mais propensos a torcer por outras equipas canadianas nos playoffs, mesmo depois da sua equipa favorita ser eliminada, sugere a sondagem.
Entre aqueles que seguem hóquei, 57 por cento disseram que iriam torcer por outra equipa canadiana, enquanto 14 por cento disseram que não o fariam. Trinta por cento eram mais circunspectos nas suas respostas, dizendo que iriam apoiar algumas equipas do Canadá nos playoffs, mas não aquelas que consideram rivais para os seus heróis locais.
Sem equipas do Canadá nos playoffs deste ano, os entrevistados que esperam assistir aos playoffs foram convidados a nomear até duas equipas americanas que teriam o seu apoio.
Os campeões do ano passado, os Chicago Blackhawks, foram a escolha mais popular, nomeados por 46 por cento dos inquiridos. Eles foram seguidos por Boston Bruins (26 por cento), Pittsburgh Penguins (25 por cento) e Detroit Red Wings (21 por cento).
Esperança para o futuro
Os Montreal Canadiens foram a última equipa canadiana a conquistar a Stanley Cup, em 1993.
Quando perguntado qual das equipas do Canadá vai trazer novamente a Taça para o Canadá, 26 por cento dos entrevistados que acompanham o hóquei apontaram os Canadiens. Os Toronto Maple Leafs surgem logo a seguir como a escolha mais popular, com 11 por cento a acreditar que eles seriam a próxima equipa canadiana a conquistar a Stanley Cup, seguidos pelos Edmonton Oilers com 10 por cento.
Os Winnipeg Jets foram a escolha menos popular para vencer a Taça, no futuro, nomeados por apenas três por cento dos inquiridos. Outros três por cento foram mais longe e previram que “nenhuma equipa canadiana voltaria a vencer a Taça”.
Os fãs dos Calgary Flames foram mais propensos a escolher a sua própria equipa como o próximo vencedor canadiano da Stanley Cup, com 58 por cento. Os fãs dos Edmonton Oilers e Montreal Canadiens aproximavam-se na fidelidade aos seus clubes.
Este ano marca a primeira vez desde 1970 que nenhuma equipa canadiana comseguiu chegar ao playoff da NHL.
A queda do interesse canadiano no playoff de hóquei poderá ser uma má notícia para a Rogers Media, que em 2013 gastou 5,2 mil milhões de dólares, num acordo de 12 anos para ter os direitos exclusivos de transmissão no Canadá de todos os jogos da NHL.
A sondagem, encomendada e administrada pelo Angus Reid Institute, foi realizada entre 28 e 31 de março, junto de uma amostra de 1.522 adultos canadianos que participam no Angus Reid Forum, uma ferramenta de pesquisa de mercado online usada para o levantamento de opiniões de membros em troca de recompensas.
Fonte: CBC News