

Um período mais gelado no final deste inverno pode ter levantado os espíritos da indústria de vinho do gelo do Ontário, mas os viticultores da província dizem que as grandes questões sobre o impacto das mudanças climáticas estão a apanhar de surpresa os seus negócios.
O Canadá é um dos poucos países onde as temperaturas em regiões vitícolas caem para os -8 C necessários para a produção de vinho do gelo.
Laura Sabourin, que dirige um vinhedo orgânico fora de St. Catharines, Ontário, e fornece as uvas para os produtores de vinho, disse que as temperaturas excecionalmente quentes ao longo do mês passado atrasaram a sua colheita, mas em anos anteriores, ela fez a colheita o mais tardar na última semana de janeiro.
“A colheita vai ser baixa, mas isso não é o resultado deste inverno quente”, explicou. “É o resultado de dois invernos frios anteriores.”
Apesar das uvas de vinho de gelo serem criadas para suportar o frio, temperaturas que caem muito rapidamente podem matar rebentos emergentes e até mesmo as próprias vinhas – que foi o caso nas duas últimas temporadas, disse Sabourin.
As temperaturas mais quentes no Ártico foram responsáveis pelo chamado efeito vórtice polar observado por muitos no Ontário ao longo dos últimos dois anos, quando o ar muito frio foi puxado para baixo a partir do Norte do Canadá, dizem os cientistas.
Os rendimentos para a produção de vinho do gelo nesses dois anos foram cerca de um terço mais baixos do que na temporada de 2012-2013, que foi quase perfeito para a produção de vinho do gelo, disse Patrick Gedge, presidente da Winery & Grower Alliance of Ontario.
Sabourin salientou que as vinhas canadianas têm que procurar estratégias para se protegerem face a um clima em mudança, especialmente se continuarem a verificar-se tais variações anuais significativas na temperatura.
Ela disse que os produtores poderiam trazer novas variedades de uva que são projetadas para invernos ainda mais duros, adotar novas técnicas de colheita e preservação de vinhas especializadas em climas mais frios, como enterrar as uvas, e diversificar para outras culturas de inverno.
O vinho de gelo é feito por deixar as uvas na videira quando o frio chega. As próprias uvas desidratam quando a água dentro delas gela, deixando um néctar açucarado que é, em seguida, extraído.
Fonte: Canadian Press