
Baião, Porto, 22 out 2025 (Lusa) — A atriz britânica Carmen Chaplin, neta de Charles Chaplin, é uma das convidadas do JUVE – Encontros do Cinema e da Literatura Infantojuvenil, que começa hoje em Baião, no distrito do Porto.
É a segunda vez que a vila de Baião organiza e acolhe este festival que pretende ser um “espaço de encontro entre a criação artística e o público jovem”, com uma programação que envolve a comunidade escolar.
Este ano, o festival vai homenagear a atriz e realizadora Carmen Chaplin, “reconhecendo o percurso da atriz e realizadora e o seu papel na preservação e reinvenção do legado familiar”, refere a organização em nota de imprensa.
Carmen Chaplin, que em novembro deverá estar também no Leffest – Lisboa Film Festival, vai participar em Baião num debate sobre o impacto da “mensagem humanista” de Charles Chaplin, seguindo-se a exibição do filme “A Quimera do Ouro” (1925), do realizador.
Um dos destaques desta segunda edição dos encontros JUVE é a exibição de filmes gravados no concelho de Baião, nomeadamente “O Menino de Baião”, de João Seugirdor, “Meia Dúzia de Hábitos”, de Salvador Gil, “Chama”, de Lucas Dutra, e “O Protótipo”, de Nuno Rocha, que conta com a participação de alunos da região.
Entre os filmes programados estão “É do Inimigo?”, de Alexis Morante, “As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim”, de John Carpenter, e “O velho e a espada”, de Fábio Powers.
A atriz e escritora Sónia Balacó, a madrinha desta edição do JUVE, participará num encontro com estudantes, a atriz Paula Magalhães vai orientar uma formação de expressão artística e Luísa Sequeira e Sama farão uma oficina de cinema com telemóvel.
O JUVE de Baião, que é uma iniciativa da câmara municipal de Baião com curadoria de Rui Tendinha, termina no sábado com um cine-concerto do músico Benjamim, com a exibição de curtas-metragens clássicas do cinema mudo.
SS // MAG
Lusa/fim
