Ator detido: Nathan Chasing Horse acusado de violar meninas indígenas

FOTO: LAW AND CRIME TWITTER
FOTO: LAW AND CRIME TWITTER

A polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos, prendeu, na passada terça-feira, o ator do clássico filme “Danças com Lobos”. De acordo com os registos obtidos pela imprensa local, Nathan Lee Chasing His Horse está a ser acusado de agredir sexualmente meninas indígenas. Os alegados crimes ocorreram em Montana, Dakota do Sul e Nevada, mas também no Canadá.

Nathan Lee Chasing His Horse, que ganhou popularidade como ator no filme “Danças com Lobos”, foi preso, na terça-feira, 31 de janeiro, no estado do Nevada, nos Estados Unidos, por acusações de agressões sexuais.

Segundo a Associated Press, o antigo ator, agora conhecido como Nathan Chasing Horse, alegadamente tornou-se o líder de um culto conhecido como o “The Circle” e é acusado de abusar de, pelos menos seis “jovens raparigas indígenas durante um período de duas décadas”, em estados dos Estados Unidos como Montana, Dakota do Sul e Nevada, mas também no Canadá.

“Nathan Chasing Horse usou tradições espirituais e o seu sistema de crenças como instrumento para agredir sexualmente raparigas jovens, em numerosas ocasiões”, lê-se no mandado de captura, que também declara que algumas das alegadas vítimas tinham apenas 13 anos.

As forças especiais de intervenção S.W.A.T. (Special Weapons and Tactics) invadiram a casa que partilhava com as cinco esposas, algumas de apenas 15 anos, após uma investigação no seguimento de denúncias feitas em outubro de 2022.

A polícia da nação indígena Tsuut’ina diz ter trabalhado em estreita colaboração com o Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, bem como com o Serviço da Polícia de Calgary, o que levou à detenção do antigo ator.

De acordo com o perfil IMDB, três das cinco produções em que apareceu foram filmadas no sul de Alberta. Chasing Horse esteve ainda num filme de 2003 chamado Dream Keeper, filmado parcialmente em Stand Off; ainda uma série filmada com Drumheller, de 2005, chamada Into the West; e Bury My Heart at Wounded Knee, um filme de 2007 filmado em Calgary. Não aparece em filmes ou produções televisivas desde 2007.

Segundo o mandado de captura das autoridades, Chasing Horse já acumula acusações sexuais desde o início dos anos 2000.