
Santiago do Cacém, Setúbal, 21 jan (Lusa) – O realizador António Pedro Vasconcelos e o investigador João Camargo, que têm lutado contra a prospeção e exploração de petróleo e gás em Portugal, apelaram hoje à “mobilização da sociedade” para pressionar o Governo a anular as concessões.
“Os contratos estão feitos, para haver uma anulação é preciso uma decisão polÃtica, para isso é preciso vontade polÃtica, mas isso não chega, é preciso legitimidade”, disse hoje o realizador António Pedro Vasconcelos, que integra o movimento Futuro Limpo, durante uma sessão sobre a prospeção e exploração de petróleo na costa alentejana, que decorreu em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém.
O cineasta defendeu ser “possÃvel” lutar contra o “poder enorme” das petrolÃferas, “se houver uma grande pressão pública”, insistindo ser “fundamental que os cidadãos se mobilizem”.



