
Com o término do ‘Mês de Prevenção da Fraude’, a Polícia Provincial de Ontário (OPP) deixou uma alerta sobre os esquemas de mensagens de texto que custam milhões de dólares aos canadianos. Em comunicados emitidos pela OPP e pela Equifax Canada, as organizações afirmaram que o problema das burlas de ‘smishing’ está a agravar-se.
Cerca de 95% dos canadianos estão presentes online, seja num computador ou num telefone, o que facilita a ação dos burlões sobre os mais vulneráveis.
A polícia disse que os burlões estão constantemente a enviar mensagens de texto e emails falsos dizendo que tem uma multa por pagar, que há benefícios governamentais à sua espera ou que precisa de pagar uma conta do 407-ETR. Com isto, os burlões esperam que as pessoas cliquem, mesmo que acidentalmente, nos links enviados, para que possam roubar a sua identidade e dinheiro.
De acordo com um novo inquérito da Equifax Canada, 88% dos canadianos consideram que foram expostos a fraudes e 36% admitem ter clicado acidentalmente em mensagens de correio eletrónico ou de texto fraudulentas. Segundo o inquérito, 64% adiantou que a usurpação de identidade é a sua principal preocupação em termos de fraude para 2025.
A polícia e a Equifax deixaram ainda algumas dicas para evitar ser vítima de fraude. De acordo com a OPP, para evitar as burlas é recomendado que não clique em ligações ou mensagens recebidas de remetentes desconhecidos e que apague imediatamente quaisquer textos ou e-mails suspeitos. As autoridades recomendam ainda a
utilização de autenticação multifator nas suas contas.