

A Assembleia Municipal votou pela proibição do uso de tubos de cachimbo de água (narguilé) em todos os estabelecimentos licenciados em Toronto.
Os vereadores votaram 34-3 a favor de uma moção apresentada pelo vereador de Toronto Joe Mihevc, que entrará em vigor em 1 de abril de 2016.
O assunto foi levado perante a Assembleia na sequência de uma recomendação da Direção de Saúde para que Toronto proíbisse a utilização de tubos de cachimbo de água nos estabelecimentos licenciados este ano. A moção também recomenda que a Assembleia faça o pedido ao governo do Ontário para aprovar legislação para proibir narguilé em todos os restaurantes, bares e pátios em toda a província.
A moção é baseada num relatório publicado em maio, que recomendou a proibição para “enfrentar os riscos à saúde do uso do cachimbo de água”. O relatório surgiu logo após uma consulta da Saúde Pública de Toronto que incluiu informações recebidas de empresas, clientes, empresas vizinhas e centros de saúde.
Inicialmente, o relatório pediu à Assembleia Municipal para proibir o uso de narguilé em todas as empresas licenciadas em Toronto até 1 de outubro, mas a questão foi adiada para a reunião da Assembleia de 4 de novembro.
Narguilé, também conhecido como tubos de água, são usados para fumar tabaco ou shisha, produtos não derivados do tabaco à base de plantas. O Toronto Medical Officer of Health David McKeown disse que, ao contrário da crença popular, a água no tubo não filtra produtos químicos ou partículas nocivas do fumo.
Sob a Smoke-Free Ontario Act (SFOA), fumar tabaco em narguilé, enquanto dentro de um espaço público ou local de trabalho não é permitido. A lei, no entanto, não proíbe fumar no interior de shisha. McKeown diz que isso “mina” as leis antifumo do Ontário.
Estima-se que entre 60 e 80 salões de narguilé estão atualmente a operar em Toronto, mas porque os negócios estão sem licença, a cidade não poderia fornecer um número específico.
Fonte: CTV News