

Os residentes de Toronto puderam na quinta-feira dar uma olhadela nos novos e mais resistentes contentores de lixo verdes, numa altura em que uma Comissão Municipal se reuniu para discutir um contrato de 10 anos para um potencial novo produto.
De acordo com a CTV News, a comissão de obras públicas da cidade iria decidir na reunião se atribuiria à Rehrig Pacific Company um contrato de 31 milhões de dólares. A proposta do caixote de lixo exterior era a primeira da agenda do dia.
A Rehrig propôs substituir os atuais caixotes de lixo, que foram introduzidos entre 2002 e 2006, por um novo e maior modelo, projetado para manter os guaxinins bem longe do lixo de Toronto.
Os novos contentores de 100 litros têm o dobro do tamanho dos atuais caixotes, e vêm com tampas de bloqueio e travas. As tampas são construídas de uma maneira que, refere a Rehrig, permite que estas sejam abertas por veículos de recolha automatizada, mas são resistentes a patas intrometidas.
O projeto da empresa, com sede em Los Angeles, foi testado por um especialista em comportamento animal e avaliado por um grupo de foco de residentes de Toronto.
Cerca de 500 mil contentores verdes estão atualmente em uso em toda a cidade, de acordo com um relatório de março da diretora-geral dos serviços de gestão de resíduos sólidos Elizabeth Goodger. Os caixotes de lixo estão a chegar ao fim do ciclo de vida, escreveu Goodger.
Se aprovados, os novos caixotes deverão ser introduzidos no final de 2015, ou início de 2016. De acordo com os responsáveis, vai levar cerca de 18 meses para que os caixotes sejam entregues em toda a cidade.
