
Redação, 01 jul 2025 (Lusa) — A Apple está a considerar a possibilidade de utilizar Inteligência Artificial (IA) da OpenAI ou da Anthropic para alimentar a nova versão da Siri, cujo lançamento está previsto para o próximo ano, segundo a Bloomberg.
De acordo com a agência de notícias, a empresa está a trabalhar numa versão renovada da Siri (assistente virtual que permite realizar tarefas diárias usando apenas a voz), que inicialmente se basearia nos seus próprios modelos e incorporaria as capacidades de IA da Apple para aceder aos dados pessoais dos utilizadores para responder melhor às suas perguntas.
Contudo, o lançamento da nova versão do assistente virtual foi adiada para 2026, de forma a garantir um serviço que satisfaça verdadeiramente as necessidades dos utilizadores e alcance uma visão de IA integrada.
Agora, a Apple está a considerar o uso de tecnologia da Anthropic ou da OpenAI para alimentar a nova versão da Siri, tendo inclusive já reunido com as duas empresas para estudar a forma como os modelos poderiam ser executados na sua infraestrutura.
A empresa ainda não tomou uma decisão final sobre a IA que irá alimentar a Siri, sendo que o desenvolvimento da versão dos assistentes com os grandes modelos linguísticos (LLM) da empresa ainda está em curso.
PYR // MSF
Lusa/Fim