Apoio a empresas: Data limite de reembolso de empréstimos chega ao fim

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

O prazo para obter o perdão parcial do ‘’Canada Emergency Business Account’ (CEBA) chega ao fim. Os grupos empresariais alertam para o encerramento de empresas, caso o Governo não prolongue a validade do reembolso dos empréstimos.

Chegou a data limite para as empresas canadianas reembolsarem os empréstimos pandémicos e receberem um perdão parcial. Os grupos empresariais afirmam que isso pode significar o encerramento de muitas empresas.

Centenas de milhares de empresas e organizações sem fins lucrativos receberam um empréstimo da ‘Canada Emergency Business Account’ (CEBA) até 60 mil dólares durante a pandemia da Covid-19.

Até um terço dos empréstimos poderá ser perdoado se o montante em dívida for reembolsado, caso contrário a dívida vai converter-se num empréstimo de três anos com juros anuais de 5%.

As empresas também têm a opção de refinanciar o empréstimo junto de uma instituição financeira, o que lhes dá o prazo até 28 de março para estabelecerem o acordo e ainda serem elegíveis para o perdão parcial.

A Federação Canadiana de Empresas Independentes e a Restaurants Canada têm vindo a solicitar um novo prolongamento do prazo.

No entanto, na quarta-feira, 17 de janeiro, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que chegou a altura de encerrar os programas de ajuda financeira no âmbito da pandemia.