APENAS METADE DOS CANADIANOS COM DEFICIÊNCIA TEM UM EMPREGO A TEMPO INTEIRO OU A TEMPO PARCIAL

pollUma nova sondagem sugere que as condições de emprego permanecem sombrias para os canadianos com deficiência.
O inquérito encomendado pelo CIBC e realizada pelo Angus Reid descobriu que apenas metade dos entrevistados que vivem com deficiência têm um emprego a tempo inteiro ou parcial.
Há dois anos, a Estatísticas Canadá divulgou números semelhantes, colocando a taxa de emprego para os canadianos com deficiência em 49 por cento, em comparação com 79 por cento para a população em geral.
A observação mais recente descobriu que 37 por cento dos inquiridos com deficiência disseram que estavam desempregados, enquanto 11 por cento caiu em uma categoria miscelânea, como dona de casa ou estudante.
Os inquiridos desempregados disseram que estavam fora do trabalho como resultado direto da sua deficiência, com 67 por cento citando-a como a razão para as suas circunstâncias atuais.
O inquérito também descobriu que apenas 23 por cento dos entrevistados se sentem confortáveis a revelar a sua deficiência a um potencial empregador antes do início do processo de entrevista.
Cerca de 19 por cento dos entrevistados disseram que não tinham intenção de discutir essa informação, com metade deles citando o medo da discriminação como a razão para o seu silêncio.
Na sondagem, o termo “deficiência” refere-se ao funcionamento individual, incluindo limitações físicas, mentais, sensoriais, psiquiátricas ou de aprendizagem de longo prazo ou recorrentes.
Especialistas afirmam que a pesquisa é a mais recente ilustração do que a comunidade com deficiência tem conhecido há anos – que o estigma continua a ser uma preocupação significativa.
A sondagem de Angus Reid inquiriu mil respondentes online entre 20 e 22 de dezembro do ano passado. O corpo profissional da indústria de sondagens, a Associação de Pesquisa e Inteligência de Marketing, diz que não pode ser atribuído uma margem de erro aos questionários online, porque estes não são uma amostra representativa da população.
Fonte: Canadian Press