
A maioria dos canadianos acredita que a relação do país com os Estados Unidos da América (EUA) mudou permanentemente. Em causa estão as tarifas e as ameaças de soberania do Presidente Donald Trump que provocaram uma revolta generalizada no Canadá.
Quase 80% dos inquiridos numa sondagem do Nanos Research Group para a Bloomberg News concordaram com a afirmação: “A antiga relação que tínhamos com os EUA, baseada no aprofundamento da integração das nossas economias e numa estreita cooperação militar e de segurança, acabou.”
A afirmação foi proferida por Mark Carney durante a campanha eleitoral do Canadá.
A sondagem sugeriu ainda que Carney conta com um forte apoio aos seus planos para aprofundar as alianças na Europa e na Ásia e reforçar a atividade interna para reduzir a dependência do Canadá dos EUA.
Para além disso, três quartos dos canadianos, também segundo o inquérito, dizem agora que é menos provável que comprem produtos fabricados nos EUA. Trata-se de um salto de 10 pontos percentuais em relação a dezembro, antes da imposição de direitos aduaneiros aos produtos canadianos.