Aniversário CMC e CMCTV: Jornal faz 10 anos de Canadá e TV completa 5 anos

Correio da Manhã Canadá

O jornal Correio da Manha Canadá e a CMCTV comemoraram no passado fim de semana os 10 anos e 5 anos de aniversário, respetivamente. A festa foi no Centro Cultural Português de Mississauga. O repórter Bosco da Costa traz todos os pormenores.

Uma noite de festa! O Correio da Manhã Canadá completa 10 anos do seu jornal impresso e cinco anos da inauguração do seu canal de televisão.

Para celebrar este momento especial, foi realizado um espetáculo no Centro Cultural Português de Mississauga com a presença de vários artistas, políticos e outras figuras importantes, além da comunidade luso-canadiana, que compareceu em grande número no evento.

Logo no início da comemoração, um bolo gigante em homenagem ao aniversário foi cortado pelo diretor do CMC e da CMCTV, Eduardo Vieira.

Depois do jantar, o palco foi inaugurado pelo cantor César Russo.

SOUNDBITE CESAR SHOW

De seguida, a grande estrela da noite foi o cantor Augusto Canário. Conhecido pelas suas músicas bem-humoradas e de duplo sentido, o artista português animou o grande público presente.

SOUNDBITE AUGUSTO + ENTREVISTA

O espetáculo no aniversário do CMC e da CMCTV fecha um ano de grandes reviravoltas na vida de Augusto Canário. No início do ano, o artista passou por momentos difíceis ao ser operado com urgência, na sequência um problema grave na vesícula.

SOUNDBITE ENTREVISTA

O público usou o característico chapéu amarelo de Augusto Canário, cantou, dançou e riu-se, ao lado do artista lusitano multifacetado.

SOUNDBITE SHOW CANARIO

Desde 2012, o Correio da Manhã Canadá leva à comunidade luso-canadiana a cobertura jornalística do que acontece em Portugal, no Canadá e no mundo; mas também dá espaço aos artistas da comunidade luso-canadiana. Vários deles marcaram presença para agradecer.

SOUNDBITE

CESAR RUSSO

DÉCIO GONÇALVES

Políticos, autoridades e líderes da comunidade também marcaram presença na festa.

SOUNDBITE CCPM PRESIDENTE E VICE

SOUNDBITE PRES ACAPO

Sonia Sidhu, deputada federal por Brampton South, trouxe uma mensagem do primeiro-ministro. Numa carta, Justin Trudeau parabeniza o Correio da Manhã Canadá pelo bom jornalismo e serviços prestados à comunidade portuguesa no Canadá.

SOUNDBITE + ENTREVISTA SONIA

A deputada federal por Davenport Julie Dzerowicz também fez questão de marcar presença. Em português, defendeu a importância do jornalismo e da imprensa livre.

SOUNDBITE + ENTREVISTA JULIE

Os profissionais que fazem o Correio da Manhã Canadá também estiveram presentes para celebrar o aniversário ao lado do público.

ENTREVISTAS CMC

Helena

Teresa

Marta

Mario

Pastor Rui

Filomena

O Correio da Manhã Canadá foi inaugurado em Toronto no dia 3 de novembro de 2012, oferecendo à comunidade de língua portuguesa um jornal atrativo, com conteúdos de alta qualidade. O projeto foi desenvolvido em parceria pelos diretores Eduardo Vieira, radicado em Toronto, e Jorge Passarinho, em Portugal. Hoje, o CMC e a CMCTV também contam com o empresário António Belas como parceiro.

Atualmente, o Correio da Manhã Canadá é o jornal comunitário mais lido nas comunidades de língua portuguesa, sendo distribuído gratuitamente em Ontário e ainda em Montreal.

Há cinco anos o público passou a contar com outro grande meio: a televisão. São 24h por dia de entretenimento e notícias em direto de Portugal, e no mínimo três horas diárias de conteúdo produzido no Canadá. A CMCTV está disponível pela Bell Fibe, no canal 893. Quem tem Rogers, Shaw, Videotron, Apple TV, Google TV ou Roku, pode assistir ao nosso canal através da aplicação ‘Toober’.

Quando surge o genérico do Jornal da Noite Canadá, às oito e meia da noite (SOUNDBITE)

É sinal de que ficará bem informado do que acontece na comunidade luso-canadiana e no mundo no Jornal da Noite Canadá.

Em cinco anos de televisão, a comunidade pôde ver-se no festival da Lusofonia, nas paradas do dia de Portugal e nas centenas de eventos que a CMCTV leva aos telespetadores todos os dias

Pelo nosso microfone passam as autoridades que impactam o dia-a-dia do nosso público, os grandes artistas de Portugal, do Canadá e do mundo, e também os próprios telespetadores.

Todos têm algo a dizer e o microfone da CMCTV está aberto à comunidade.

Quando um carpinteiro de Innisfil quis denunciar um suposto erro médico, ele procurou a CMCTV.

SOUNDBITE

Quando uma família estava prestes a ser deportada do Canadá, ela também procurou a CMCTV.

SOUNDBITE

No nosso ecrã, jornalismo de investigação e histórias marcantes e emocionantes: A mãe que cuida dos filhos com necessidades especiais;

A dançarina que volta a apresentar-se depois de dois anos longe dos palcos.

Aqui o público acede à política, ao entretenimento e ao serviço público. Nem durante a pandemia da Covid-19 parámos. Connosco foi informado sobre os primeiros casos, sobre a resposta das autoridades e sobre a vacinação.

SOUNDBITE SCOTIABANK VACINA

E nada disso teria sido possível sem a audiência do nosso público e a contribuição dos nossos patrocinadores. No aniversário do Correio da Manhã Canadá e da CMCTV, o agradecimento especial vai para a Liuna OPDC, Liuna Local 183, Liuna Local 506, Sónia Ávila da Royal LePage, CCWU – Canadian Construction Workers Union, SDA Building Service, Filomena Silveira Accounting, Local 1030, Senso Building Supplies e Caloura Bar e Grill.

ENTREVISTA PATROCINADORES

Para Jorge Passarinho, diretor-adjunto do Correio da Manhã Canadá e da CMCTV, o jornal é um projeto de sucesso.

SOUNDBITE JORGE

António Belas, também diretor-adjunto do CMC e da CMCTV, ressalta o papel social do Correio da Manhã Canadá na comunidade luso-canadiana.

SOUNDBITE ANTÓNIO

Já o presidente e diretor do Correio da Manhã Canadá, Eduardo Vieira, sublinha a importância de produzir informação e jornalismo em português para a comunidade luso-canadiana.

SOUNDBITE EDUARDO