
Luanda, 05 jul (Lusa) – A crise em Angola está levar vendedores do sul a comercializar alimentos do outro lado da fronteira, na Namíbia, mas muito abaixo do preço habitual, motivando a crítica dos comerciantes namibianos, que já defendem limitações.
A situação é retratada esta semana pela imprensa namibiana, mas arrasta-se desde julho de 2015, com o agudizar da crise em Angola devido à quebra na cotação do petróleo, o que levou nomeadamente à forte desvalorização do kwanza, face ao dólar norte-americano, ao aumento dos preços e a cada vez menos clientes do lado angolano.
Para fugir à crise, produtores e vendedores das províncias do Cunene e do Cubando Cubango começaram a vender cana-de-açúcar, amendoins, cebolas, batatas, tomates e frango nas estradas do outro lado da fronteira, em concorrência com os produtores locais, que se queixam de preços substancialmente mais baixos por parte dos angolanos.
