
Uma série de mudanças, incluindo algumas que vão afetar a carteira dos Torontenses, entraram em vigor à meia-noite, enquanto que várias outras deverão ser uma realidade mais tarde em 2016.
A partir do dia de Ano Novo, as tarifas de água vão subir oito por cento e a recolha de lixo vai subir três por cento.
Em 2015, o agregado familiar médio em Toronto pagou $882 para a água, por isso, um aumento de oito por cento vai traduzir-se num valor extra de $70,56 na fatura média. Enquanto isso, o aumento de três por cento para as taxas de lixo vai custar aos Torontenses um valor extra de $7,35 a $14,35, dependendo do tamanho dos seus caixotes de lixo.
Os aumentos, que foram previamente aprovados pela Assembleia Municipal, são necessários para ajudar a impulsionar as reservas de capital nos orçamentos da água e resíduos sólidos e pagar as reparações necessárias. Água e recolha de lixo não são as únicas coisas que vão ficar mais caras em 2016. No domingo, um aumento da tarifa da TTC previamente aprovado vai entrar em vigor.
O custo da tarifa em numerário vai aumentar em 25 cêntimos para $3,25, enquanto que os tokens/Presto vão subir 10 cêntimos.
O aumento da tarifa é necessário para ajudar a resolver um défice de $58,4 milhões no orçamento da TTC; no entanto, mesmo com o aumento, a empresa de transporte público ainda tem um défice de $35 milhões que terá de “tapar” nos primeiros dias de 2016.
Em cima dos aumentos nas taxas de água e lixo, a taxa de licenciamento cobrada aos condutores de táxi também está prevista para subir em janeiro, indexada à taxa de inflação; no entanto, o presidente John Tory está a pedir um congelamento das taxas, enquanto novos regulamentos são elaborados para toda a indústria de transporte terrestre, incluindo serviços como a Uber.
Presentemente, os titulares de uma matrícula de táxi padrão pagam uma taxa de renovação anual de mais de $1,200, enquanto que todos os taxistas são obrigados a pagar uma taxa anual de renovação de licença de $329,43.
Ainda que uma série de aumentos de taxas para o Ano Novo sejam já conhecidos, pelo menos, um custo adicional para os residentes permanece incerto.
O administrador municipal Peter Wallace está a apontar para um aumento de imposto sobre imóveis de 2,17 por cento, a fim de equilibrar o orçamento, mas Tory disse à CP24 que ele está “determinado” em manter o aumento em 1,3 por cento.
Deve ser notado que uma subida de 1.3 por cento de impostos sobre imóveis acabará por ser de cerca de 2,69 por cento, quando uma série de aumentos previamente aprovados são adicionados. Tal aumento custará ao proprietário médio um valor extra de $72,26 por ano.
Serviço de metro alargado começa domingo, dia 3 de janeiro
Embora muitas das mudanças a entrar em vigor em 2016 vão significar um custo adicional para os residentes de Toronto, algumas vêm na forma de melhorias no serviço.
Uma tal melhoria verá o início do serviço de metro aos domingos alargado numa hora, a partir de 3 de janeiro, começando às 08:00 horas.
A TTC também vai continuar com a sua implantação do Presto. Os utilizadores do serviço já podem pagar com o cartão Presto em 26 estações de metro e na maioria dos elétricos, e na primavera, a TTC vai começar a instalar a tecnologia nos autocarros.
O objetivo é que os tokens e os transfers de papel sejam eliminados completamente algures em 2017.
Fonte: CP24