
O governo de Ontário levantou hoje a ‘stay-at-home order’ para 27 zonas da província, que passaram para novas classificações no sistema provincial de cores. Já a reabertura das escolas nas restantes unidades públicas de Ontário, nomeadamente a região de Toronto, Peel e York, foi interrompida pela forte queda de neve.
Depois da ordem de ficar em casa para toda a província, decretada no Boxing Day em dezembro, o governo de Ontário decidiu suspender o ‘stay-at-home order’ em 27 das 34 unidades de saúde.
O levantamento das restrições decorreu no dia 16 de fevereiro e as regiões sem a ordem seguem as medidas estipuladas pelo código de cores adotado pouco depois do início da pandemia.
Em ‘lockdown’, na ‘grey area’, permanece a região de Niagara. No verde, que é a classificação com menos restrições, estão as unidades de Leeds, Grenville, Lanark e Timiskami.
As regiões de Toronto, Peel, York e North Bay Parry Sound são as localidades que continuam sob o pedido de permanência em casa até pelo menos dia 22 de fevereiro.
Apesar disso, estas regiões foram autorizadas a reabrir as escolas, depois de um período de aulas online. Mas, o mau tempo e a neve vieram cancelar os planos de regresso às salas de aulas destas zonas.
Um alerta da Environment Canada indicou uma tempestade de inverno no arranque da semana. Toronto registava mais de quatro centímetros de neve e temperaturas extremamente baixas. Condições que mantiveram os alunos no ensino online.
Para o regresso das aulas presenciais, o Governo de Ontário reforçou as medidas de segurança nos estabelecimentos de ensino. As máscaras vão ser obrigatórias, a partir do primeiro ano de escolaridade em espaços fechados, ou em espaços ao ar livre, caso não seja possível o distanciamento físico. Além disso, o Governo provincial já anunciou testes assintomáticos nas escolas.