Algoma Steel despede mais de mil pessoas por causa das tarifas dos EUA

Foto: X Algoma Steel Inc.

A Algoma Steel anunciou que planeia despedir mais de mil trabalhadores nos próximos meses, referindo o impacto significativo das tarifas impostas pelos Estados Unidos da América (EUA) ao setor do aço e alumínio.

A empresa afirmou que vai fechar as suas operações de alto-forno e coqueificação no início de 2026, devendo proceder à transição para a produção de aço em forno elétrico.

A empresa acrescentou que já foram emitidos os cerca de mil avisos de despedimento que vão entrar em vigor a 23 de março de 2026, como parte do encerramento das suas operações de alto-forno e coque.

A 31 de dezembro de 2024, a Algoma tinha 2.780 funcionários a tempo inteiro e é o maior empregador da comunidade de Sault Ste. Marie, Ontário.

A empresa afirma estar empenhada em trabalhar com as autoridades federais e provinciais, juntamente com sindicatos e agências comunitárias, para fornecer recursos e apoio aos funcionários afetados pelos despedimentos.

O Governo de Ontário afirmou entretanto que a província está a ativar um centro de apoio local para ajudar os trabalhadores afetados.