
Dispositivos móveis por todo o Canadá vão estar um pouco mais ativos esta semana, à medida que as entidades de gestão de emergências testam um novo sistema nacional de alerta público.
Alertas de emergência vão ser enviados a milhões de utilizadores canadianos que estejam com o serviço LTE ativado.
Os utilizadores do Quebec foram os primeiros a receber este sinal, na manhã de segunda-feira, e a meio da tarde foi a vez da província de Ontário.
Telemóveis, tablets e outros dispositivos vão receber o alerta no resto do país até quarta-feira desta semana.
O barulho do alerta será similar ao de uma sirene de ambulância, ou caso tenha o seu telemóvel em silêncio irá vibrar por oito segundos.
Estes alertas de emergência não são mensagens de texto ou SMS, mas são enviados usando o que é conhecido como tecnologia de difusão móvel. As mensagens não podem ser rastreadas pelas companhias que prestam o serviço telefónico, por isso não se saberá quem recebeu ou não o alerta.
Alguns prestadores de serviços canadianos enviaram mensagens de texto a vários clientes na semana passada, alertando-os sobre os testes, que são obrigatórios e podem exigir que os utilizadores, confirmem o serviço antes que retomem o uso normal dos seus dispositivos.