ALERTA VERMELHO NOS AÇORES: ONDAS PODEM CHEGAR AOS 25 METROS

ondasA previsão do IPMA – Instituto Português do Mar e Atmosfera indica que nos próximos dias, depois das tempestades que afectaram quase toda a superfície de Portugal continental, é a vez de o arquipélago dos Açores entrar em alerta vermelho. Quinta e sexta-feira, os grupos ocidental e central vão estar sob aviso máximo devido ao forte vento e à agitação marítima.
O agravamento será sentido já a partir de hoje, especialmente nas ilhas do Corvo e Flores (grupo ocidental) e da Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico (grupo central), onde as rajadas de vento estarão entre 120 e 155 km/h e as ondas do mar poderão atingir 20 a 25 metros de altura máxima.
No grupo Oriental também está previsto vento forte, ainda que de forma menos acentuada, pelo que as ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão em alerta laranja.
Prevê-se ainda para todo o arquipélago “uma diminuição acentuada da temperatura que poderá dar lugar a precipitação sob forma de granizo e/ou saraiva e até de neve nas ilhas com cotas superiores a 950 m”.
As condições adversas a que os meteorologistas chamam de superfície frontal fria também chegará a Portugal continental, segundo o Instituto meteorológico, no dia 14, originando vento forte no litoral oeste e forte a muito forte nas terras altas, e ainda aguaceiros, granizo e trovoada.